Quando você é aluno de grego, surge uma possibilidade num recanto ousado, mas frequentemente sufocado, de sua mente: “será que um dia conseguirei ler todo o NT em grego?”. Logo, logo, a gente abafa: “Pára de pensar nisso! Seja humilde e aprenda a língua!” O problema é que, depois de aprender, logo nos encantamos com coisas novas e mais reluzentes: “Opa! Veja como é importante a sintaxe!” ou “Veja como são importantes as teorias de tradução!” ou ainda “Olha só! Que debate há sobre o aspecto verbal!” Não há nenhum problema em nos aprofundarmos nessas coisas, mas frequentemente nos desviam daquele alvo tão legal que um dia tínhamos…
Pessoalmente, creio que o alvo de ler todo o NT é um alvo mais digno do que várias outras coisas que têm ocupado meu tempo nos últimos anos. Assim, a começar em agosto, vou tentar voltar a esse alvo de uma forma um tanto puxada mas, espero, factível.
Eis o meu cronograma: leitura do NT grego 2025-2027. Aliás, começo em duas semanas. Assim, se você quiser começar comigo, ainda dá tempo para se organizar!
Observações:
- A ideia é de ler 20-30 versículos por dia (mais ou menos um capítulo). O cronograma é adaptado do grupo Greek and Hebrew One-Year Bible Reading Group no Facebook. 
- Um ano é um passo muito apertado para mim. Vou ler em 74 semanas em vez de ler em 52. 
- Às vezes perco um ou dois dias e, para me ajudar a recuperar esse tempo, minha leitura será apenas de segunda a sexta. Assim, se ocorreu algo e não pude ler na terça ou quarta, posso recuperar a leitura no sábado ou domingo. 
- Organizei a leitura intercalando textos narrativos mais fáceis (evangelhos) com epístolas paulinas. Tentei também colocar as leituras mais difíceis (Lucas, Atos, Hebreus) mais para o final, com as epístolas gerais como uma pausa entre elas. 
Se você está lendo esta postagem depois de agosto 2025 ou quer modificar meu cronograma, aqui está um arquivo Word com as datas em branco: leitura do NT grego (editável).
E aí? Você topa ler o NT grego comigo?
Caso ainda não assinou ao blog, faça sua inscrição para receber atualizações periódicas sobre essa leitura.




Com absoluta certeza!
Eu só sei o básico do básico de grego do NT, do que ainda resta na minha memória das aulas de grego e exegese da Faculdade. Eu ainda ser ler as palavras, tenho várias ainda decoradas, quem sabe como exercício de renovação dos estudos possa servir para mim (risos). Vou tentar!